ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
Prefeitura (1925)
Francisco Sobral Garcez
Vila de Itaporanga no início do século XX
Fazenda Camaçari, onde nasceu Francisco Sobral Garcez, filho de João Augusto de Freitas Garcez
João Augusto de Freitas Garcez, pai do Intendente Francisco Sobral Garcez
Placa da Inauguração do prédio da Intendência, década de 1920
Placa da Reforma da Prefeitura, década de 1940
1. A visão futurística de Francisco Sobral Garcez
Nascido na Vila de Itaporanga, na Fazenda Camaçari, Francisco Sobral Garcez foi um dos filhos de João Augusto de Freitas Garcez, que havia comprado o Antigo Engenho Camaçari no final do século XIX e tornado um próspero produtor rural.
Pouco é conhecido acerca dos membros mais antigos deste ramo da Família Freitas Garcez, mas Francisco Sobral Garcez deixou sua marca e a História recupera seus passos.
O dom de empreendedor rural floresceu em alguns dos filhos de João Augusto de Freitas Garcez, entre os quais, Francisco Sobral Garcez, que aparece no início do século XX referenciado como um dos grandes fazendeiros da vila pelo Almanak Administrativo, Mercantil e Indutrial do Rio de Janeiro.
A vida política da vila logo atraiu os irmãos Sobral Garcez, que chegaram a ocupar cargos importantes da administração municipal.
2. O legado de Francisco Sobral Garcez: o prédio da Intendência
Antes de 1925, a Intendência funcionava em outro prédio de menor estrutura também na Vila. Entre as décadas de 1920 e 1930 Francisco Sobral Garcez ocupou o cargo de Delegado na Vila e por razões desconhecidas figura como Intendente Municipal em 1925, data na qual deixou seu maior legado: a construção do Prédio da Intendência, uma moderna construção para a administração pública na Vila. O próprio Almanak Mercantil indica que neste ano a Intendência era ocupada por Theóphilo Martins Fontes, outro grande produtor rural e importante político da região. Fato é que a História deixou registrada, através de uma placa de inauguração, que o administrador responsável pela edificação do Prédio da Intendência foi Francisco Sobral Garcez no ano de 1925.
Outro documento, o Relatórios dos Presidentes dos Estados Brasileiros (SE), que pode ser visualizado no site do Arquivo Histórico de Itaporanga D’Ajuda, ilustra a construção do “Prédio da Prefeitura” no ano de 1925:
Obras realizadas na Vila de Itaporanga (1925)
O recorte nos permite perceber os valores arrecadados pela administração (14 Contos, 565 mil e 705 Réis) e os valores realizados com as despesas anuais (10 Contos, 800 mil e 895 Réis), Notamos que a construção do prédio da Intendência não interferiu na saúde do município, o que pode ser observado pelo montante deixado para o ano seguinte: 3 Contos, 764 Mil e 810 Réis.
Prefeitura (1956)
Prédio da Prefeitura na atualidade