ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
SÍMBOLOS CÍVICOS DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA
BRASÃO DO MUNICÍPIO
Criado na primeira gestão de Arnaldo Rollemberg Garcez, na década de 1980.
A lei orgânica do município faz referência ao brasão em duas ocasiões, sendo a que o valida expressa a seguir:
Art. 6º - São símbolos do Município sua Bandeira, seu Hino e seu Brasão representantes de sua cultura e história.
Anteriormente, na Lei Orgânica municipal, de 4 de dezembro de 1997, o artigo que legalizava o brasão como símbolo municipal era o 3º, em seu parágrafo único:
§ ÚNICO - São símbolos do Município a Bandeira, Brasão e o Hino, representativos de sua cultura e história.
Observe os elementos que compõem o Brasão do Município:
O Escudo é o elemento convencionais mais elementar dos brasões, por dizemos que o escudo é seu elemento fundamental. Há formatos diversos para os escudos. O escudo do Brasão de Itaporanga é classificado como do tipo boleado ou clássico português, ou seja, escudo com a ponta redonda.
O lado direito do escudo é chamado de dextra e o lado esquerdo é chamado de sinistra. Um escudo é dividido em 9 zonas fundamentais, são elas:
1. Cantão direito do chefe;
2. Ponto do chefe ou, simplesmente, chefe;
3. Cantão esquerdo do chefe;
4.Ponto do flanco direito, ou, simplesmente flanco direito;
5. Ponto do centro, coração ou abismo;
6. Ponto do flanco esquerdo, ou, simplesmente flanco esquerdo;
7. Cantão direito da ponta;
8.Ponto da ponta ou, simplesmente ponta;
9. Cantão esquerdo da ponta.
Os pontos, porém, podem se agrupar, como é o caso do brasão de Itaporanga, que une os pontos 1,4 e 7 formando o flanco direito, os pontos 3,6 e 9 formando o flanco esquerdo e os pontos 2,5 e 8 formando o flanco médio.
Quanto à partição, o escudo do Brasão de Itaporanga tem um corte vertical (chamado Partido), que separa o escudo em duas partes.
Além do escudo, temos no Brasão de Itaporanga:
Suporte, que são os elementos externos ao brasão, conforme tradição, aos pares, um em cada lado do brasão.
Listel, que é esta faixa na parte inferior do brasão. No listel, temos o nome do nosso município. O listel do brasão de Itaporanga é na cor jalde com contorno em goles e o nome ITAPORANGA D’AJUDA com fonte na mesma cor goles.
Coroa mural que o sobrepõe é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de jalde (ouro) de oito torres, classifica a cidade de Itaporanga D’Ajuda na Segunda Grandeza, ou seja, sede da Comarca. (A quantidade de torres representa unidades territoriais distintas: aldeias, vilas, municípios, capitais, e sede de comarca)
Os elementos específicos são formados pelas figuras e pelas cores.
A cruz na cor goles (vermelho) simboliza a origem ligada ao catolicismo das primeiras organizações sociais do município, pois foi ao redor da capela de Nossa Senhora D’ajuda que a povoação da Freguesia de Nossa Senhora D’Ajuda, atual Itaporanga D’Ajuda, começou a se formar. É também uma alusão à Padroeira Nossa Senhora d’Ajuda, pelas mesmas razões históricas. A cor jalde (amarela, neste caso, por ser um escudo municipal), do flanco direito, representa a riqueza, o luxo e a nobreza de nossa sociedade.
A cor blau (azul), no flanco esquerdo, é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade.
A Rês (touro), no flanco esquerdo, usa uma cor mais incomum na heráldica dos brasões – o marrom – mas é representado de perfil, que é a representação mais comum para as figuras; e simboliza a base da economia do período da criação do brasão – a criação bovina. Embora, embora não intencional, a famosa frase de Felisbelo Freire, ao descrever o processo histórico de formação de Sergipe: “O Sergipano antes de ser agricultor, foi pastor”.
No flanco central, na cor sinopla (verde) temos a representação da força econômica da agricultura, bem como é também representada nos suportes.
3) As cores verde, amarelo e azul, que simbolizam: azul, a integração de Itaporanga pelas águas ao território sergipano; amarelo, a riqueza mineral do município integrando a riqueza mineral do Estado; verde, a integração do município ao Estado e à Nação.
BANDEIRA DO MUNICÍPIO
Criada na primeira gestão de Arnaldo Rollemberg Garcez, a bandeira traz a seguinte composição:
1) Um triângulo equilátero (60°) branco no lado esquerdo, de cima para baixo contendo no centro o Brasão do Município;
2) Três retângulos que passam por baixo do retângulo branco (ou levando em conta a forma linear, dois trapézios nas cores verde e amarelo e um pentágono convexo - formado de bandeirinha - na cor azul.
O HINO DO MUNICÍPIO:
O Hino de Itaporanga foi escrito por Ronaldo Oliveira e tem música de Francisco Lopes:
Itaporanga, cidade ordeira
Encantadora, saudável e humana,
Neste Brasil, és pequena estação,
Mas muito grande no meu coração.
Terra de “Ordem e Progresso”,
Cidade de tradição
Tudo em ti me fascina,
Terras, planícies e mar,
Itaporanga, vou sempre te amar.
Itaporanga, cidade ordeira
Encantadora, saudável e humana,
Neste Brasil, és pequena estação,
Mas muito grande no meu coração.
Às margens do Vaza-Barris,
Berço da História sergipana,
Cidade das praias mais lindas,
Itaporanga, teu povo te ufana.
Itaporanga, cidade ordeira
Encantadora, saudável e humana,
Neste Brasil, és pequena estação,
Mas muito grande no meu coração.
Estrela brilhante do sul,
És fortes em todos os planos,
Ergue e orgulha Sergipe,
Itaporanga, tu és o meu sonho.
Itaporanga, cidade ordeira
Encantadora, saudável e humana,
Neste Brasil, és pequena estação,
Mas muito grande no meu coração.
OUTROS SÍMBOLOS MUNICIPAIS
ipê-rosa
Alguns elementos são símbolos de nossa comunidade e fazem parte do gosto da população e simbolizam o nosso município. É o caso da paisagem de canafístula e Ipê rosa que pode ser vista ao longo da rodovia. O ipê rosa é considerada a árvore símbolo do município e foi eleita por votação popular no ano de 2017. Já a Canafístula é uma árvore presente desde a época dos indígenas e até hoje estão presentes na cidade.
canafístula
mangaba
coco da baía
Embora não seja um título oficial, a mangaba é uma das frutas que representam o município devido ao seu extenso cultivo em terras itaporanguenses.
O coco da baía já foi um dos símbolos do nosso município, mas assim como a mangaba não havia uma oficialização para ele. Ele era a base da economia itaporanguense na segunda metade do século XX.
Outro símbolo natural do nosso município é o Rio Vaza Barris (um dos primeiros nomes deste rio foi Canafístula). Tão importante que seu nome nativo serviu para nomear a cidade entre 1944 e 1949: Irapiranga.
rio Vaza-Barris
SÍMBOLOS DAS GESTÕES MUNICIPAIS
Símbolo da Gestão de Ivan Apóstolo Sobral (2025-2028): De cima para baixo: a Coroa mural de 8 torres, que é o símbolo numismático para "cidades de Segunda Grandeza, isto é, aquelas que constituem Comarca" é estilizada de modo a ficar visível todas as oito torres (no Brasão, as duas coroas laterais estão vistas de perfil, enquanto as seis centrais estão vistas de frente).
Os flancos direito e esquerdo, que no Brasão dividem as cores Blau (azul) e Jaude (amarelo) estão estilizados na cor azul.
A figura da Cruz ganhou, na estilização, detalhes em 3D. A figura central (vegetal) na estilização lembra bem mais o coqueiro do que na original do Brasão, que lembra a bananeira.
A rês está simbolizada sem a corcova característica do Brasão.
O formato do escudo (boleado ou português) é mantido, porém também está estilizado.
Na parte inferior, o listel com a identificação da cidade no lugar do lema é mantida, porém estilizado nas cores da gestão.
O suporte na dextra e sinistra foi unido ao escudo na estilização.
Símbolo da 2ª gestão de Otávio Sobral (2021-2024): O segundo mandato de Otávio Sobral utilizou uma versão modificada do seu primeiro símbolo. É provável que muitos munícipes não tenham notado a mudança porque o símbolo maior manteve-se igual.
Eis as mudanças: o símbolo passou a ser usado fora do nome da cidade e não mais compondo a letra O de ITAPORANGA. O nome da cidade passou a ficar abaixo (ou ao lado, a depender do local onde a logo era utilizada, sendo mais frequente a sobreposição).
O slogan mudou, sendo agora uma conotação da aprovação popular do primeiro mandato: "no caminho certo".
Símbolo da 1ª gestão de Otávio Sobral (2017-2020): O símbolo do primeiro mandato da gestão de Otávio Sobral trazia de volta os símbolos (foi a primeira em tempos a não usar o Brasão do Município) representativos da administração. O logo transformava a letra O do nome Itaporanga, cujo centro havia uma ilustração que remete à linha do horizonte sobre o mar nas cores da gestão (azul e amarelo), seguido de uma ave na parte superior esquerda, tendo a letra O um corte diagonal para a direita feito por uma seta que simbolizava o "caminho do progresso".
O slogan escolhido foi "Construindo uma nova história".
Símbolo da 2ª gestão de Maria das Graças Souza Garcez (201302016): A segunda gestão de Gracinha trouxe também o escudo do município para representá-la. Mas desta vez, o escudo estava sobre um círculo verde, uma das cores da administração. O verde e o laranja voltavam a estampar o símbolo da administração e os logradouros públicos.
O slogan escolhido foi "Faz mais por você".
Símbolo da 3ª gestão de César Mandarino (2009-2012): A segunda gestão de Gracinha trouxe também o escudo do município para representá-la. Mas desta vez, o escudo estava sobre um círculo verde, uma das cores da administração. O verde e o laranja voltavam a estampar o símbolo da administração e os logradouros públicos.
O slogan escolhido foi "Faz mais por você".
Símbolos da 1ª getsão de Maria das Graças Sousa Garcez (2005-2008): A primeira gestão de Gracinha à frente da prefeitura de Itaporanga D'Ajuda trouxe a logomarca ao lado simbolizando o seu governo. Os bonequinhos dando as mãos representaram o carro-chefe da campanha e da sua gestão: o lado social. As cores laranja e verde presentes na logomarca tornaram marcas da gestão e passaram a figurar as obras públicas realizadas na gestão em substituição à cor azul da gestão anterior.
O slogan escolhido foi "Governando para todos".
Os "bonequinhos da Vivo", como eram ironicamente conhecidos passaram a substituir as "pombas" nos logradouros públicos e isso acabou causando problemas para a gestão que culminaram pela mudança da logomarca: cores e símbolos foram retirados do emblema da gestão, restando apenas os dizeres "Governo Municipal" (na gestão anterior era Prefeitura Municipal) e " Governando para todos" seguido do Brasão do Município como visto na imagem ao lado.
Símbolo da 1ª gestão de César Mandarino (1997-2000): A criação do Brasão Municipal marcou a gestão de Arnaldo Rollemberg Garcez e seu sucessor Cezar Mandarino tratou logo de deixar a sua marca na gestão municipal. Para isso, criou a logo da sua gestão: usando as letras TA do nome ITAPORANGA de base, com uma ave no centro e um sol sobre essas duas letras, sob as quais três listas horizontais se destacavam em harmonia cromática do laranja até o amarelo, fazendo menção a localização litoral sul do nosso município. O slogan escolhido foi "Novos Rumos".