ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
CIA. DE TEATRO ITAPOARTS
Uma das primeiras formações da Cia. de Teatro Itapoart's
O ator Mamédio Santhy vive Arquilino, em Realidade ou Ficção (FASC)
A Atriz Lia Moarais nos bastidores da entrega do CENYN de Ouro.
O ator Robson Mistersilva ministrando Curso de Capacitação de Novos atores no povoado Sapé, em Itaporanga D'Ajuda.
O ator Carlos César se caracterizando para interpretar o Sacristão (Teatro Lourival Batista)
Apresentação da Cia. de Teatro Itapoart's no Tobiarte, em Tobias Barreto.
A Cia. de Teatro Itapoart's foi fundada por Bráulio Lima, em 13 de abril de 2001. Na ocasião, Lima, junto ao ator Mamédio Santhy adaptaram um texto da Paixão de Cristo para que essa pudesse ser encenada na cidade de Itaporanga D'Ajuda. O espetáculo foi realizado, mas eles decidiram não abandonar o palco. Contagiados pela magia do teatro, reuniram jovens com dons artísticos interpretativos, e assim surgiu o primeiro o elenco do Grupo de Teatro Promagia (primeiro nome da Companhia de Teatro).
Mudança de nome.
O nome Promagia não durou muito tempo, e logo cedeu espaço para o atual nome Cia de Teatro Itapoart's, aproveitando o nome da cidade de origem. A criação foi elaborada em reunião com a equipe diretiva da época. Entre as sugestões, o nome ITAPORATES, sugerido pela atriz Cláudia Eliodório, foi remodelado para ITAPOART"S.
O novo nome logo projetou o grupo no Estado de Sergipe.
Os Festivais Culturais
O primeiro festival cultural em que a Cia. de teatro Itapoart's se apresentou foi o Encontro Cultural de Itaporanga D'Ajuda, com o espetáculo " O Mistério da Maleta". O sucesso do espetáculo foi tamanho que a Cia. resolveu investir em festivais culturais sergipanos. Apresenteou-se posteriormente no FASC- Festival de Artes de São Cristóvão, com o espetáculo "Realidade ou Ficção", uma mensagem ecológica muito interessante em forma teatral. No ano seguinte, fez sua estreia no Encontro Cultural de Laranjeiras, de onde marca presença até hoje.
Além Fronteiras
Aquele grupo, que começou na pequena cidade de Itaporanga D'Ajuda, logo ganhou espaço nacionalmente. Inscrevendo-se em prêmios e festivais por todo o país, chegou a ganhar grandes premiações, como o Prêmio Myrian Muniz de Teatro 2008 (da Funarte) e o CENYN de ouro 2008 (Oscar do Teatro).
Outras atividades
além de apresentar-se em festivais, a cia de teatro Itapoart's também já promoveu:
1) Ginacana Interescolar "Debate Cultural";
2) Capacitação de Jovens Atores;
3) Realização de um curta-metragem, "O Enigma do Rio".
Na atualidade, a Cia. de teatro Itapoart's segue com apresentações em vários municípios do Estado. Também promove cursos de formação de novos atores na ESCOLA ITAPOART'S DE TEATRO, com sede na cidade de Itaporanga D'Ajuda.
Alguns espetáculos da Cia. de teatro Itapoart's
O Mistério da Maleta - texto de Bráulio Lima, narra o mistério de uma maleta deixada por Ricardo Pedrosa em sua mansão, após uma viagem. A empregada Noca acaba arrumando grande confusão, junto com a filha e outros familiares que chamam até um detetive e uma mãe de santo para tentar descobrir se há alguma fortuna na maleta.
O Fantasma do Sonho - texto de Báulio Lima, narra as desventuras de uma turma de estudantes que, perdidos, acabam tendo de passar a noite em uma casa abandonada e habitada por fantasmas.
Realidade ou Ficção - texto de Bráulio Lima, narra a preocupação de Arquilino com a poluição do rio de onde tira seu sustento. Ele tem uma filha maluca, priscila e um filho que mora na capital e deposita sua esperança na chegada desse filho. Mas à sua chegada, uma surpresa, o filho havia se transformado em um roqueiro e está pouco preocupado em solucionar o problema daquele rio.
Futuro sem Destino - texto de Bráulio Lima. (sinopse não disponível)
As Aventuras de Zé Trambiqueiro (2004)- adaptação de Bráulio Lima e Robson Mistersilva. Narra as armações de um matuto tentando salvar seu compacre Chico Fumo das garras de sua esposa, que está cansada da preguiça dele.
S.O.S Lopeus - texto de Bráulio Lima, narra uma divertida história dos tripulantes do caindo aos pedaços S.O.S Lopeus.
Epopéia de uma boneca ecológica - Texto de Bráulio Lima, é uma releitura de Realidade ou Ficção, onde Priscila e sua bonequinha fazem uma campanha ecológica.
O meu sonho era não sonhar com esse sonho - texto de Bráulio Lima (sinopse não disponível)
Paixão de Cristo (vários anos) - enredo bíblico da paixão e morte de Jesus Cristo.
O ator Robson Mistersilva se transformando no personagem Zé Trambqueiro. (Teatro Lourival Batista, 2010)
D.Mazé (Graziella Dultra) quase pronta para entrar em cena...
Chico Fumo (Tatau Martins)...galante e covarde!! "Compadre, me ajude pelo amor de Deus!!"
A atriz Cláudia Eliodório vestida de "Noiva" para o espetáculo.