ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
MARIA DE LOURDES AMORIM (1939-2000)
Maria de Lourdes Amorim, natural de Itabaiana nascida em 22 de julho de 1939. A jovem Maria de Lourdes tinha o ensino fundamental incompleto, o que não a impediu a ser uma das mulheres de maior destaque na cidade de Itaporanga.
Casou-se com Antônio Alves do Amorim no dia 13 de novembro de 1957. Deste enlace são frutos 7 filhos: Carlinhos, José (in memória), Jorge, Wilson, Aninha, Alberto (in memória) e Fafá Amorim.
Na década de 1960, O então jovem casal foi convidado pelo amigo pessoal Euclides Paes Mendonça para assumir uma filial Posto de Gasolina Esso. O empreendimento era ousado para a época, o que não assustou o casal de batalhadores. Aceitando o desafio, Seu Antônio e Dona Lourdes abriram o primeiro posto de gasolina do nosso município.
Essa primeira sede do Posto funcionava na BR-101, que na época passava pela avenida principal de Itaporanga. Com o tempo, o casal obteve êxito no empreendimento e prosperaram. Porém, a queda da Antiga Ponte significou um forte empecilho ao empreendimento.
Após a queda da Antiga Ponte, que ocorreu em 1964, e a construção da nova rodovia BR 101, o Posto Amorim passou a funcionar na região atual.
O antigo terreno foi então adquirido pelo poder público municipal, na gestão de Emanuel Sobral para a construção do Mercado Municipal para funcionar a feira livre.
A prosperidade do Posto de Gasolina de Dona Lourdes da Bomba (apelido carinhoso dado pela população) fez com que durante muitos anos, este tenha sido a maior fonte de empregos para a população itaporanguense.
Dona Lourdes era conhecida também pela caridade que praticava. Não tinha um menos favorecido que chegasse até ela que não fosse ajudado. Como costumava falar "um prato de comida não me deixa pobre, eu prefiro que eles aprendam trabalhando do que roube, tudo tem seu tempo, Jesus 'tá providenciando."
Outra forte característica de Dona Lourdes era sua devoção à Nossa Senhora D'Ajuda e seu envolvimento na ornamentação no andor da Mãe D'Ajuda, cargo que desempenhou com maestria até o ano da sua morte.
Como fiel devota, Dona Lourdes também fazia parte dos grupos Apostolado da Oração, Legião de Maria e tinha um excelente relacionamento com os padres que passaram pela paróquia, sempre sendo uma fiel colaboradora.
Dona Lourdes faleceu aos 61 anos, no dia 15 de junho de 2000 na Urgência de Itaporanga, de endema pulmonar agudo e infarto fulminante, deixando um legal de mulher empreendedora, humana, destemida, justa, religiosa, uma mulher visionária e que pensava em todos, não era egoísta. Embora filha de Itabaiana, foi em Itaporanga que criou raízes, cresceu, construiu família e conquistou tudo que desejou. Queria descansar nessa terra que a acolheu e na qual virou exemplo de mulher empreendedora. Desejo realizado por seus familiares.
Primeira sede do Posto Esso (década de 1960), em Itaporanga, localizado próximo à Antiga Ponte, onde hoje encontra-se edificado o Mercado Municipal.
Maria de Lourdes Amorim, a jovem empresária itaporanguense
Euclides Paes Mendoça, amigo pessoal do casal Antônio e Maria de Lordes Amorim, responsável pelo grande desafio de levar para a pequena Itaporanga uma filial do Posto Esso.
D. Lourdes da Bomba, como ficou carinhosamente conhecida.