ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
JOSÉ SOBRAL GARCEZ (1884-1952)
Filho do coronel João Augusto de Freitas Garcez e de Josefina Sobral Garcez, José Sobral Garcez foi o terceiro filho da família Freitas Garcez a exercer o cargo de Intendente Municipal (prefeito), cargo exercido no ano de 1937.
Nasceu em 9 de Julho de 1884, em Laranjeiras. Na época de seu nascimento, seu pai era um próspero senhor de terras de apenas 27 anos. A família ainda morava em Laranjeiras. Ainda no final do século XIX, a família adquiriu as terras da Fazenda Camaçari, próxima à vila de Itaporanga. Sua mãe, Josefina Isabel Bastos Sobral, tinha apenas 23 anos quando deu-lhe a luz. A infância de José Sobral Garcez foi vivida na fazenda e na vila, onde a família também chegou a ser proprietária de posses.
Em 23 de setembro de 1911, casou-se com a Beatriz Botto Sobral.
A polícia da Vila logo chamou a atenção do jovem. Dois de seus irmãos já haviam exercido o cargo de Intendente, chegando a ser muito querido pelo povo da vila. Dessa forma, em 1937 José Sobral Garcez sentou-se na cadeira executiva para administrar a Vila. Após esse período, se retirou da vida política para se dedicar à família.
Faleceu em 25 de novembro de 1952.
O antigo Açougue Municipal, construído na década de 1970, levava o seu nome pelo fato de o terreno ter sido doado pelos seus familiares para este fim. José Sobral Garcez também é patrono da escola estadual homônima.
pintura a partir de fotografia de José Sobral Garcez
Arte a lápis de José Sobral Garcez
Coronel João Augusto de Freitas de Garcez, pai de José Sobral Garcez