ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
HUMBERTO TELES BARRETO (1934-2021)
Filho de Oscar Barreto de Rezende e de Maria Teles Barreto nasceu em Itaporanga D’Ajuda, em 5 de março de 1934. Seu pai, alternando atividades agrícolas com o comércio, de cedo levou o filho para as feiras regionais, nos povoados, e especialmente a feirinha da Usina São Carlos, de Silvio Sobral Garcez. Aos 10 anos, mais ou menos, já conhecia o roteiro do pequeno comércio, levado entre cangalhas, nos lombos de burros, para abastecer as pequenas comunidades itaporanguenses.
Itaporanga logo sediou uma loja do pai, e naquela cidade ele estudou o curso elementar, antes de fixar residência em Aracaju, onde o Sr. Oscar Barreto de Rezende montou uma nova loja, na rua José do Prado Franco, ampliando os negócios. Já aos 18 anos, em 1952, Humberto Teles Barreto tirou sua carteira de trabalho, que foi assinada pelo pai. Trabalhava e estudava, no Colégio Tobias Barreto, sem perder, contudo, o contato com Itaporanga, onde a loja da família continuava funcionando.
Em 1955, no rebuliço da festa do Centenário de Aracaju, Humberto Teles Barreto resolveu tentar a sorte no Rio de Janeiro. Procurou emprego, trabalhou na Companhia Parque da Várzea do Carmo, e fez concurso para a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda.
A saudade bateu, o conselho de velhos amigos predominou e ele voltou para Aracaju, em 1957, iniciando atividades próprias, como representante comercial.
É quando surge a firma Representações Sergipe Ltda., em lugar de firma anterior, datada em 1955, pertencente a José Queiroz de Oliveira. Tem início uma bem sucedida empresa comercial, ampliando sempre o número de empresas representadas, dentre elas a Vulcan Material Plástico, da qual teve exclusividade de 1960 a 1966.
O passo seguinte foi transferir a firma para a rua Laranjeiras, no Edifício Mayara, abrindo ali, no novo endereço, o Depósito de Artigos de Armarinho, que serviu de embrião para a grande loja que instalaria, na avenida Rio Branco, 278, onde abriu a HUTEBA, marca forte, utilizando as iniciais do seu próprio nome, e que com o tempo tornou-se símbolo do comércio de miudezas e de armarinho, ampliando a lista de produtos até construir-se na maior e mais sortida casa comercial de Aracaju.
A loja da Avenida Rio Branco passou a ser sede dos empreendimentos com a mesma marca, como a filial da Avenida Mamede Paes Mendonça, nas imediações da Estação Rodoviária Governador Luiz Garcia.
Atuante na política empresarial foi presidente do Clube de Diretores Lojistas, integrou os Conselhos da ENERGIPE e da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe – CODISE. Maçom ingressou na Loja Capitular Cotinguiba em 1957 completando neste ano, 50 anos de fidelidade aos princípios da maçonaria.
Cursou a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, e recebeu homenagens das entidades do comércio sergipano.
Casado desde 1961 com Vera Góis da Silva, natural de Laranjeiras, Humberto Teles Barreto é pai de 4 filhos: Sueli, Ricardo, Fernando e Humberto Júnior. Ao lado dos filhos, o fundador da HUTEBA continua a frente dos negócios da empresa, atendendo cada vez mais a um público que reconhece as suas lojas como pioneiras e ainda hoje abastecidas com números gigantescos e variados produtos.
Faleceu em 10 de junho de 2021. Foi sepultado no Cemitério da Cruz Vermelha, no Bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.
Humberto Teles Barreto
Humberto Teles Barreto
Lojas Huteba, fundada por Humberto Teles Barreto.