ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
PEDRO RUBENS DA COSTA BARROS (1921-2012)
Nasceu em 29 de junho de 1921 em Aracaju. Filho de José de Barros Aguiar Menezes e Antonieta da Costa Barros. Iniciou seus estudos na capital sergipana. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1948. Atuou como sanitarista e clínico geral, principalmente na cidade de Itaporanga D’Ajuda. na década de 1950, chefiou o Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERU).
A Faculdade de Medicina foi fundada em 1961 , depois de uma longa luta, graças ao trabalho de um grupo de abnegados médicos, sendo que o presidente da SOMESE à época, Antônio Garcia Filho, destacou-se como a mais importante figura para a sua criação. Com o advento da Faculdade de Medicina, os médicos Antônio Garcia e Fernando Sampaio visitaram o DNERU para convidar o Dr. Pedro Rubens para ser o primeiro professor do curso de parasitologia, após a recusa de Dr. Armando Domingues, que morava em Salvador onde possuía um laboratório de análises clínicas, de regressar para Aracaju. Pedro Rubens também não aceitou o convite mas indicou o nome de Alexandre Menezes, com quem já havia trabalhado no DNERU. Na década passada, o recenseamento geral da República de 1950 apontava Sergipe como o estado brasileiro que tinha o maior índice de cegueira e a cidade de Frei Paulo com o maior número de cegos. Dr. Rubens delegou a missão de descobrir as causas da cegueira que alguns atribuíam ao tracoma. Em 1958, depois de muito trabalho, visitando as escolas de todos os municípios sergipanos, Alexandre cumpriu a missão atribuída por Dr. Rubens verificando que os casos de cegueira não eram decorrentes do tracoma e sim provocados por uma conjuntivite gonocócica neonatorum.
Mas foi em Itaporanga D'Ajuda, terminada sua jornada administrativa que Dr. Rubens tornou-se notório. Conhecido e amado pela população, atendia a todos, ricos e pobres e não conhecia horário de término para os atendimentos. Há sempre uma lembrança do médico amado da população itaporanguense.
Em 1988, Dr. Pedro Rubens, seduzido pela política local, e desejando fazer mais pela população itaporanguense, se aventurou como candidato a vice na chapa de Manoel Conde Sobral. Infelizmente, sua popularidade não foi suficiente para consagrar-lhe vencedor, sendo eleito Antônio Silveira Oliveira (prefeito) e Maria das Graças Souza Garcez (vice) neste pleito de 15 de novembro deste ano.
Tamanha foi a sua importância para o município que o Jardim de Infância recebe o seu nome em justa homenagem pelo amor que sempre dedicou à população e, em especial, às crianças da nossa cidade.
Rurais em Sergipe. Faleceu em 11 de janeiro de 2012, em Aracaju.
Prédio do Jardim de Infância Dr. Pedro Rubens da Costa Barros
Dr. Rubens na juventude
Antônio Garcia Filho
Dr. Rubens na melhor idade
Caderneta individual de tiro que teria pertencido ao jovem Dr. Pedro Rubens da Costa Barros