ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D'AJUDA - CURADORIA: PROFESSOR ROBSON MISTERSILVA
AURÉLIO DE MELLO REZENDE (1861-1913)
Aurélio de Mello Rezende, nasceu em 1861 no engenho Dira, em Itaporanga. Propriedade que, na época, pertencia à família. Assim como seu pai, o Dr. Manoel Simões de Mello, também foi médico, colando grau pela vetusta Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, em Salvador, em 1889, aos 28 anos de idade, após defender a tese “Considerações acerca da distocia fetal”.
Ainda estudante em Salvador, conheceu D. Laurinda Magalhães, natural de São Félix, com quem se casou. Dona Senhora, como era mais conhecida, uma pessoa de fino trato e bastante culta, era irmã de Theolinda Magalhães Conde, esposa do imigrante italiano Ângelo Conde.
De volta a Sergipe, Dr. Aurélio estudou preparatórios em Aracaju e de posse do diploma do curso superior, fixou residência na Vila de Itaporanga, onde a um só tempo se dedicou à clínica, à agricultura e à política.
Na Vila de Itaporanga, além de conceituado médico, atuou como Delegado de Higiene, depois Juiz Preparador e, por fim Intendente Municipal (cargo hoje equivalente do de prefeito), cujas funções desempenhava ao falecer, em 10 de outubro de 1913 em Aracaju, poucas horas após a sua chegada daquela vila, já em precário estado de saúde. O seu corpo foi inumado na capela do engenho Dira.
Foi na Gestão de Aurélio Rezende Dias que duas medidas importantes para o crescimento da Vila aconteceu: a primeira, a articulação política junto ao governador Antônio José de Siqueira Menezes para a construção de uma ponte sobre o Rio Vaza-Barris; a segunda, a articulação política para a construção da antiga Estação de Itaporanga.
Dr. Aurélio Dias e sua esposa Carmelita Dias, filho e nora do Dr. Aurélio Rezende Dias.
Lista de inscritos da 2ª turma de Francês autorizados pelo Sr. Delegado de Instrução Pública da Corte para os Exames Gerais Preparatórios - Nota publicada no Jornal de Sergipe, 1879. (Abaixo), o nome de seu irmão Virgílio na lista da 4ª turma. Ambos foram médicos.
Antônio Conde Dias, neto do Dr. Aurélio de Mello Rezende.